IDEB fica abaixo da meta para o Ensino Médio no Brasil e no Paraná

A meta para o Ensino Médio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para 2017 não foi alcançada no Brasil e nem no Paraná. A nota estipulada como meta nacional era de 4,7 (de 10). O Paraná atingiu a nota 4,0, ficando em 8°, empatado com Rondônia.

Em 2009, no governo Roberto Requião (MDB), o Paraná ocupou a 1ª posição no IDEB com nota 4,2. A queda iniciou sob o governo de Beto Richa (PSDB).

A meta nacional foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. A etapa alcançou 5,8 quando a meta estipulada era de 5,5.

A média nacional do ensino médio ficou em 3,8.

Nos anos finais do ensino fundamental o País atingiu 4,7 de 5 pontos estabelecidos de meta.

“Apesar do crescimento observado, o país está distante da meta projetada”, avalia o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo índice.

Economia

Divulgado hoje (3) pelo Ministério da Educação (MEC), o IDEB é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.

O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

O ensino médio é a etapa mais crítica, com a meta descumprida em todos os estados.

Nos anos finais do ensino fundamental, sete estados alcançaram ou superaram a meta proposta para 2017: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás.

Já nos anos iniciais do ensino fundamental, apenas os estados do Amapá, Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul não alcançaram as metas para 2017.

Com informações da Agência Brasil.